segunda-feira, 22 de outubro de 2012

História do Aberto da Austrália


O Australian Open é o primeiro dos quatro torneios do Grand Slam de ténis a ser realizada anualmente. O torneio gerido pela Tennis Australia é realizado na segunda quinzena de janeiro em Melbourne Park, em Melbourne, Austrália.

Primórdios

O torneio foi iniciado em 1905 pela Tennis Australia, então conhecido como o Lawn Tennis Association of Australia. Inicialmente conhecido como o Campeonato Australiano, ele foi jogado no chão almoxarife do Cricket em St Kilda Road, Melbourne. Até o início da era 'Open', nos locais dos torneios eram rodados em toda a Austrália e Nova Zelândia. As datas do torneio também flutuar de acordo com as condições climáticas do lugar onde era suposto a ser realizada.

De 1905 a 1987, o Aberto da Austrália foi disputado em quadras de grama em todo o país. Muitos grandes nomes do campo de ténis ficou de fora do torneio antes da década de 1960, como foi realizada em uma parte remota do mundo. Os jogadores tiveram que viajar muito para participar neste torneio. Durante esses dias, demorou 45 dias para viajar da Europa para a Austrália em um navio. Os primeiros jogadores estrangeiros para participar do Aberto da Austrália, chegando por uma aeronave, foram os membros dos Estados Unidos Davis Cup equipe, em 1946. Como era geralmente realizada em torno da quadra festiva do Natal e Ano Novo, as datas provou ser um obstáculo para os participantes. Além disso, o prêmio em dinheiro envolvido também foi muito menos.

Local Permanente

O torneio foi rebatizado Campeonato Australiano em 1927, e, eventualmente, Aberto da Austrália em 1969. Em 1970, o National Tennis League desautorizou seus jogadores para participar do Aberto da Austrália. Em 1972, o Kooyong Lawn Tennis Club foi escolhido como sede fixa para o torneio. Quando o torneio começou a se tornar popular, a Federação Internacional de Tênis sugeriu Tennis Australia interromper Estádio Kooyung como local para o Aberto da Austrália, citando que o estádio não estava a par de acolher um evento tão grande. Em 1988, o torneio foi deslocado para Rebound Ace, o campo de ténis em Melbourne Park, então conhecido como Flinders Park. Quando este espaço foi tornada permanente, a necessidade de alterar as datas de acordo com a mudança de local foi mais. Os dois principais tribunais utilizadas aqui, a Rod Laver Arena e Hisense Arena, o esporte um teto retrátil para evitar situações em que o jogo fica parado devido a condições meteorológicas extremas, como chuvas ou calor excessivo.

Avanço Tecnológico

Após a sua expansão em 1996, Flinders Park foi rebatizado como o Parque Melbourne. Em 2007, o sistema Hawk-Eye foi introduzido como um backup para linesmen humanos, permitindo aos jogadores e espectadores para ver replays instantâneos em grandes telas de vídeo, minimizando a margem de erro, em grande medida. Os jogadores também tiveram a autoridade para desafiar o apelo do bandeirinha humano e ver o replay para confirmar ou rejeitar a chamada original. Em 2008, a superfície Rebound Ace, estando em uso por 20 anos, foi substituído por uma superfície de acrílico chamada Prestige Plexicushion.

Conquistas importantes no Aberto da Austrália

* Depois de vencer o Australian Open em 1988, Mats Wilander da Suécia, tornou-se o único jogador a vencer o torneio em ambos quadra de grama, bem como na quadra dura.

* Tenista australiano Roy Emerson, com seis títulos em seu currículo, encabeça lista dos homens de mais australianos títulos de simples em aberto na história do Aberto da Austrália.

* Fellow australiana, Margaret Court, lidera lista das mulheres mais australianas de títulos de simples Abertas, com 11 títulos a seu crédito.

* Vencer as duplas mistas com a idade de 52 anos em 1923, Horace arroz se tornou o jogador mais velho a ganhar qualquer título do Aberto da Austrália.

Nos últimos anos, com estrelas do tênis de topo, como Roger Federer, Rafael Nadal, Maria Sharapova e as irmãs Williams, participar neste torneio, o Aberto da Austrália tornou-se uma festa para os olhos dos amantes do tênis em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário